MENSAGEM DO PRESIDENTE – SINDICER-RJ
UTF-8
Sistema FIRJAN

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Os caminhos da cerâmica vermelha fluminense

Nos últimos anos, a cadeia da construção vem passando por ajustes, tanto de ordem econômica quanto de ordem política, com formação de governo e mudanças nos ministérios, mudanças que atrapalharam o desenvolvimento dos projetos como o MCMV e o PAC. Mas para este ano de 2020, temos excelentes expectativas de que o mercado da construção volte a crescer.

Por isso, o objetivo do Sindicer/RJ é amparar e defender os interesses gerais das indústrias do setor, e representar essa indústria perante os poderes públicos federais, estaduais e municipais, colaborando com estudos e soluções de todos os assuntos que direta ou indiretamente possam, de qualquer forma, interessar à categoria. Além disso, buscamos pleitear e adotar medidas de utilidade aos interesses dos nossos associados, nos constituindo como defensor e cooperador ativo de tudo quanto possamos promover o desenvolvimento e a prosperidade da classe cerâmica.

E para que esse segmento consiga atender o retorno do crescimento da construção, prevalece o desafio de aumentar a produtividade, imprescindível para a maior competitividade das empresas. O Sindicer/RJ, enquanto representante do setor de cerâmica vermelha no Estado do Rio de Janeiro, trabalha constantemente no sentido de buscar maior aprimoramento e modernização para seus associados. Incentivamos que as indústrias cerâmicas fluminenses participem do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat), do Governo Federal, mobilizando as empresas na busca por maior conformidade técnica e qualificação dos produtos, colaboradores e processos produtivos. Assim, temos como meta para 2020, conscientizar um maior número de empresários na adesão ao Programa.

Como um setor essencial para a construção civil e o desenvolvimento da moradia, a cerâmica vermelha entende que sua responsabilidade com a sociedade e o poder público e privado vai além da fabricação de produtos com qualidade, pois está diretamente relacionada à realização do maior sonho dos cidadãos brasileiros: a casa própria. O produto cerâmico tem como diferencial ser 100% natural e usar apenas a terra, a água, o fogo e o ar para sua composição. Somado a isso, as cerâmicas contam com normas técnicas modernas e atuais, que garantem peças qualificadas e processos produtivos otimizados.

O segmento de cerâmica vermelha tem também importante papel social, que pode ser vislumbrado na geração de renda e de milhares de postos de trabalho. Em muitas localidades, as cerâmicas são as principais propulsoras da economia. Por isso, o nosso trabalho está sempre interligado ao trabalho que a nossa associação nacional realiza. Ao longo de sua trajetória, a Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica), que tem sua sede localizada no Rio de Janeiro, tem procurado desenvolver, apoiar e incentivar ações que resultem em conhecimento e mais informações para os ceramistas e seus colaboradores.

Muitos avanços já podem ser verificados, mas o desafio para se manter competitivo em um mercado cada vez mais exigente em qualidade, prazo e desempenho, requer das empresas agilidade e flexibilidade para mudar, inovar e atender aos requisitos da sustentabilidade. Em alguns casos, será preciso rever modelos de gestão, processos, produtos e serviços; em outros, melhorar a qualidade e intensificar a produtividade.

Vale destacar também a necessidade de que as empresas despertem para os benefícios da adoção de práticas ambientais, que deixaram de ser somente uma questão ecológica para tornar-se também uma estratégia competitiva, de marketing, finanças, relações humanas, eficiência operacional e novos produtos, capaz de agregar valor à marca e ao desenvolvimento regional.

Para isso, o suporte do Sindicer/RJ e da Anicer aos seus associados tem o benefício de melhorar o desempenho das fábricas, focando nos aspectos da produtividade, qualidade e da adequação às exigências legais e ambientais. Fatores determinantes para ampliação e manutenção da competitividade das cerâmicas. Como resultado, certamente, teremos indústrias cerâmicas melhor posicionadas e mais competitivas. Por isso, buscamos diariamente pela união e crescimento do nosso quadro de associados. Juntos, teremos muito mais força para ampliar o nosso mercado.

Que 2020 seja um ano de perspectiva promissora para todos!

Edézio Gonzales Menon
Presidente do Sindicer/RJ e Tesoureiro da Anicer

Compartilhe: