Com objetivo de aproximar a pesquisa científica em matemática dos estudantes da educação básica, a Firjan SESI e a associação Math en Jeans, da França, firmaram Termo de Cooperação, em 22/03, na Casa Firjan. O acordo consiste na implementação da metodologia desenvolvida há 30 anos pela associação francesa, que coloca grupos de alunos em contato com pesquisadores de matemática, aproximando-os da pesquisa científica.
A parceria prevê a formação de professores; criação de oficinas semanais nas escolas, orientadas pelo professor local e por um pesquisador universitário; realização de um congresso de alunos; e a construção de artigos científicos, proporcionando aos estudantes uma imersão na forma de se fazer matemática praticada nas universidades. Ao final desse projeto piloto, alguns estudantes farão viagem para o país europeu, de modo a conhecer de perto a aplicação da metodologia e centros científicos de referência.
Michel Miraillet, embaixador da França no Brasil, ressaltou como a parceria é benéfica para ambas as nações. “Tenho certeza de que essa ação terá sucesso. Os esforços da Firjan SESI são componentes ideais para fazer esse acordo funcionar”, destacou.
Programa Firjan SESI Matemática
A primeira etapa do projeto piloto consiste na vinda de dois professores franceses para capacitar seis docentes das escolas Firjan SESI em Macaé, Petrópolis, Barra Mansa, Volta Redonda, Nova Iguaçu e São Gonçalo, além de educadores do SESI Ceará e do Lycée Molière (liceu Francês no Rio).
“Esse instrumento bilateral firmado hoje permitirá a vinda ao Brasil de pedagogos franceses especializados no ensino de matemática e ciências, a fim de discutir com seus colegas brasileiros fórmulas e instrumentos necessários para despertar continuamente o interesse infanto-juvenil nesses campos, abrindo novos horizontes para esses jovens”, destacou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.
Na cerimônia, ele lembrou também que o setor empresarial requer mão de obra centrada nas ciências exatas, mas que muitos estudantes ainda encontram dificuldades na disciplina. Por isso, ele ressaltou a importância do programa Firjan SESI Matemática. Lançado em 2012 e alinhado ao currículo nacional do MEC, o programa visa à melhoria do ensino da matemática entre os estudantes do ensino médio de todo o país, com uma proposta metodológica que associa práticas educacionais modernas à tecnologia, para quebrar a resistência e os preconceitos de estudantes e professores em relação à disciplina.
Como funciona
“A metodologia da Math en Jeans é ativa e investigativa, proporcionando que os jovens entrem em contato com temas que extrapolam os tópicos normalmente trabalhados no currículo escolar”, definiu Françoise Bavard, presidente da associação. Desse modo, são organizados ateliês de pesquisa nas escolas, envolvendo a participação de um grupo de alunos, um professor da escola e um pesquisador de matemática. Assim, os alunos trabalham sob a orientação do professor e do pesquisador, em um movimento que se assemelha a uma “iniciação científica”.
As ações desenvolvidas pela associação são simples, claras e flexíveis. Seu primeiro pilar é a adoção de um sistema de trabalho colaborativo entre escolas, chamadas de “escolas gêmeas”, no qual alunos de dois colégios diferentes trabalham sobre os mesmos problemas de matemática, com o acompanhamento de um mesmo pesquisador, e sem a obrigação de alcançarem resultados idênticos . O trabalho ocorre em separado, cada grupo de estudantes em sua própria escola, em reuniões semanais chamadas de “ateliês”. Ao longo do período de trabalho, são marcados alguns encontros (presenciais ou virtuais) entre os grupos das duas escolas e com um pesquisador.
Ao final do período de desenvolvimento do projeto, organiza-se um congresso, onde todos os participantes se reúnem para apresentar sua pesquisa. É uma apresentação oral, na qual os grupos devem mostrar o problema que os motivou e os resultados que obtiveram no decorrer do projeto, de forma clara e objetiva. Além disso, após o congresso, os grupos devem escrever um artigo, mostrando o problema inicial, contando o desenvolvimento, apresentando as soluções obtidas e, eventualmente, sugerindo possibilidades para a continuidade do trabalho. “Com a produção do artigo, os alunos aprendem a comunicar suas ideias de maneira escrita”, conclui Françoise.
Com a parceria, a Firjan SESI espera despertar ainda mais o interesse dos estudantes para as áreas relacionadas à ciência e à tecnologia, ampliando as ações do programa Firjan SESI Matemática e aproximando os alunos da pesquisa científica.
Fonte: Firjan